Matrícula
O cadastro dos estudantes nos cursos de graduação da Ufes é feito pela Prograd, mediante aprovação em processos seletivos, conforme prazos e procedimentos previstos nos editais.
A operacionalização da matrícula é regulamentada pela Resolução nº 58/2008, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
A solicitação de matrícula deve ser feita pelos estudantes no Portal do Aluno (https://www.aluno.ufes.br), utilizando o login e senha únicos. Essa solicitação pode ser feita em até duas fases, matrícula obrigatória e ajuste de matrícula, cujos prazos estão previstos no Calendário Acadêmico.
A matrícula obrigatória destina-se às disciplinas/turmas pertencentes ao currículo do curso ao qual o estudante está vinculado.
O ajuste de matrícula destina-se ao cancelamento e/ou solicitação de novas disciplinas/turmas pelo/a aluno/a, a partir da otimização das vagas e oferta de novas turmas ou disciplinas pelos Departamentos.
Os/as estudantes poderão protocolar, nas Coordenações de Curso, solicitação de correção de problemas ocorridos em sua solicitação de matrícula decorrentes de:
- erros de processamento devidamente constatados pela Coordenação de Curso;
- problemas identificados pela Coordenação de Curso em ofertas de turmas;
- matrícula de aluno/a em Plano de Estudos, regido por Resolução específica do Cepe/Ufes, não efetivada anteriormente;
- matrícula de aluno/a em Programa de Acompanhamento, regido por resolução específica do Cepe/Ufes.
Os pedidos de correção pelos estudantes e as devidas correções pelas Coordenações de Curso deverão ser providenciados nos períodos estabelecidos no Calendário Acadêmico.
Entre a primeira e a segunda etapa de matrícula, em período previsto no Calendário Acadêmico, o/a coordenador/a pode solicitar aos Departamentos a abertura de novas vagas para resolver problemas ocorridos na etapa obrigatória ou de ajuste.