Guias, orientações, normativas e informes

Solicitação de oferta de disciplinas

Ao final de cada período letivo, em data prevista no Calendário Acadêmico, devem ser solicitadas as ofertas de disciplinas de cada curso. Cabe ao/à coordenador/a do curso requerer aos respectivos Departamentos a oferta de disciplinas conforme demanda prevista pelo Colegiado.

O planejamento da solicitação de oferta deve ser feito com o auxílio das ferramentas de gestão que possibilitem prever a demanda de estudantes para cada disciplina. Dentre os principais relatórios disponíveis no Sistema de Informações para o Ensino (SIE), estão:

1. Para a programação da oferta:

11.02.03.99.12 - Expectativas de Vagas por Disciplina;

11.02.03.99.13 - Expectativas de Vagas por Disciplina Sintético.

1. Para obtenção de um panorama da oferta para 2ª etapa:

11.02.03.99.14 - Demonstrativo de Vagas e Situação de Aluno por Disciplinas.

Por meio do SIE e do Sistema Acadêmico, conforme ilustram as Figuras 2 e 3, a Coordenação de Curso pode:

1. criar as turmas necessárias ao atendimento da demanda de disciplina, informando número de vagas solicitadas e horários alocados;
  2. tramitar o pedido de oferta para o Departamento correspondente, terminada a etapa anterior, informando, no campo específico para despacho, a justificativa e especificidades do curso;

Sobre o pedido de oferta de disciplina, o Departamento responsável acatará a solicitação ou tramitará novamente a(a) turma(s) para a Coordenação do Curso, solicitando ajustes por meio do campo específico para despacho.

Figura 2 – Oferta de disciplinas por Departamento (Sistemas de Informação ao Ensino)

Fonte: SIE (2023).

Figura 3 – Oferta de disciplina (Sistema Acadêmico)

Fonte: Sistema Acadêmico (2023).

Para definição da oferta, as Coordenações de Curso e os Departamentos também podem estabelecer outros meios de comunicação.

As Coordenações de Curso, no que se refere à oferta de disciplina, precisam, ainda, elaborar, a cada semestre, dentro do período previsto no Calendário Acadêmico, o grupo de horários para matrícula dos estudantes ingressantes no bloco de disciplinas do primeiro período, uma vez que essa matrícula inicial é realizada pela Prograd.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.