Guias, orientações, normativas e informes

Orientação e acompanhamento das e dos estudantes

A Resolução n° 68/2017 – Cepe/Ufes define as diretrizes para acompanhamento do desempenho acadêmico dos/as estudantes. Chamamos de Processo ADA.

De acordo com o cronograma aprovado pela CCG, semestralmente, os/as coordenadores/as analisam a situação do/a estudante, a partir de relatórios enviados pela DAA/Prograd, no qual é possível identificar os/as alunos/as que se enquadram em PAE, PIC e desligamento.

Para os/as alunos/as em PAE, é necessário identificar ações de forma a trazê-los para o ritmo adequado, para que ele possa integralizar o curso no prazo sugerido no PPC.

Os motivos pelos quais os/as estudantes se enquadram em PAE são variados e muitas vezes se relacionam com a gestão acadêmica do curso, como não oferta de disciplinas. É possível identificar ações comuns a grupos de estudantes que apresentam dificuldades semelhantes, como projetos de ensino, monitorias, palestras, oficinas, entre outras.

Para os/as estudantes em PIC, é necessário identificar quais disciplinas ainda faltam cursar para a integralização do curso. O/a estudante em PIC é aquele que não possui carga horária suficiente para finalizar o curso no prazo sugerido pelo PPC.

Esses/as alunos/as necessitam de ajuda para identificar a sequência adequada de disciplinas a serem cumpridas. O PIC é um acordo formalizado entre o/a aluno/a e o curso para que seja possível a integralização da carga horária necessária.

Tanto o PAE quanto o PIC são elementos da gestão acadêmica para evitar a retenção e a evasão do/a aluno/a no curso. Todas as ações de PAE e o PIC devem ser registradas, individualmente, por aluno/a, no portal https://academico.ufes.br/.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.